Desafio

Em 2011, foi celebrado um aditamento ao contrato de concessão para incluir o concelho de Baião no sistema de abastecimento da AdDP. Desde então, o município tem sido abastecido por um sistema autónomo que capta água no rio Ovil e trata 1728 m³/dia.

Nos últimos anos, a captação do rio Ovil revelou-se insuficiente para atender às necessidades crescentes do município, e, paralelamente, constatou-se uma degradação progressiva da qualidade da água bruta disponível.

Para minimizar o impacto das alterações climáticas e assegurar uma gestão eficiente, a AdDP tomou medidas para tornar o sistema mais resiliente e garantir a qualidade e quantidade de água necessárias para atender ao consumo da população.


Trabalho Desenvolvido

Foi realizada uma obra essencial para criar uma nova origem de abastecimento a partir do Rio Douro, o que permitiu aumentar a capacidade de fornecimento de água para 4.000 m³ por dia, reforçando significativamente o abastecimento ao concelho.

Adicionalmente, foi concluída a ampliação da rede de abastecimento em Baião, com a ligação entre o Reservatório de Amarelhe e o Reservatório de Valadares, através da instalação de 5 km de condutas e de dois pontos de controlo e quantificação dos caudais. Esta intervenção beneficiou diretamente as freguesias de Cedofeita, Eiras e Eirós.

Devido ao aumento substancial dos caudais necessários para as zonas poente e nascente de Baião, está ainda a ser desenvolvido o projeto para a ampliação da ETA de Pousada-Gôve, cuja conclusão está prevista para breve.


Impacto

Com estas soluções asseguramos o contínuo fornecimento de água, sem restrições, à população de Baião.

Esta ampliação do sistema, para a zona Nascente, vai ao encontro da pretensão do Município de Baião, aumentando a área de abrangência do sistema de abastecimento de água em alta, garantindo a quantidade e a qualidade de água necessária, para as freguesias abrangidas.


Números

AntesDepois
Nº de origens de água1 – Rio Ovil2 – Rio Ovil e Rio Douro
Capacidade de produção de água (m3/dia)1.7284.000


Testemunhos

Aguiar Pinto
Aguiar Pinto
Coordenador de Gestão de Ativos e Engenharia

“A nova captação para Baião, com origem no Rio Douro, irá garantir os caudais necessários ao sistema de abastecimento, quer em termos de quantidade, quer em termos de qualidade. Trata-se de uma origem muito fiável, que poderá funcionar em paralelo com a captação existente, reforçando assim a resiliência no sistema de abastecimento a Baião.”


Noémia Santos
Noémia Santos
Responsável de Exploração – Produção – Vale do Sousa

“Com esta nova origem e a expansão da rede, o sistema de abastecimento tornou-se mais resiliente, garantindo água em quantidade e de qualidade a mais pessoas. Além disso, o projeto ajuda a proteger os recursos hídricos da região, contribuindo para que Baião mantenha a sua classificação como ‘Destino Turístico Sustentável’, gerando benefícios sociais e ambientais.”