Gerir o ciclo urbano da água em equilíbrio com a natureza, garantindo a transição para a economia circular.
Queremos valorizar a água enquanto recurso essencial à vida e contribuir de forma decisiva para o equilíbrio entre o ciclo urbano da água e a natureza, garantindo as necessidades atuais e das gerações futuras. Porque queremos fazer a diferença na valorização da água.
Os resíduos gerados nos nossos processos de tratamento de água, não sendo passíveis de não serem produzidos, podem ser minimizados, através da seleção das melhores tecnologias disponíveis e, assim, atuamos sobre os impactos indiretos da nossa atividade. A par da redução, temos como foco a procura e implementação de soluções robustas de valorização destes resíduos, para que os mesmos possam ser considerados subprodutos de outras atividades, promovendo ativamente a economia circular.
As lamas produzidas na ETA de Lever constituem o resíduo produzido em maior quantidade pela empresa mas que, desde há vários anos, são encaminhadas para valorização o que constitui um caso de referência de economia circular (ver projeto Das lamas nascem telhas).
Objetivos
- Conservar as massas de água
- Minimizar os resíduos produzidos e valorizá-los enquanto subprodutos
Testemunho

Viegas Neves
Diretor de Exploração
“A Águas do Douro e Paiva desempenha um papel central na gestão sustentável do ciclo urbano da água, conciliando as necessidades humanas com a preservação da natureza. Comprometemo-nos a valorizar a água como recurso essencial, adotando práticas que minimizam a geração de resíduos e promovem ativamente a economia circular. Exemplos como a valorização das lamas da ETA de Lever demonstram como transformamos desafios em oportunidades, reforçando a sustentabilidade das nossas operações e assegurando que o abastecimento de água de hoje protege as necessidades das gerações futuras.”